A princípio, existem dezenas de tipos de papéis para impressão gráfica, cada um com características únicas, alguns com composição bem específica para cada tipo de impressão.
Confira aqui alguns dos papéis mais usados em impressão gráfica:
- Papel Jornal;
- Papel Kraft;
- Papel OffSet/Sulfite;
- Papel Supremo;
- Papel Couché Brilho ou Fosco;
- Papel Reciclado;
- Papel Fotográfico;
- Papel Cartão (Duplex/Triplex);
- Cartolina.
Eles são conhecidos como a base da maioria dos trabalhos que são produzidos em gráficas, mas aqui na Papel Avulso, como você já sabe, trabalhamos com uma variedade enorme de papéis, papéis nacionais, importados, artesanais, estampados, texturizados e outros.
Para um produto gráfico, alguns destes papéis especiais são muito utilizados, conheça abaixo alguns deles e veja nossas dicas de onde usar:
O papel vergê é um tipo de papel muito usado para fazer convites de casamento e artesanatos. Disponível em diversas gramaturas, ele tem uma espessura mais encorpada que o papel sulfite, no entanto, mais fino que a cartolina. Sua textura, em relevo, é levemente rugosa, com diversas texturas. Perfeito, portanto, para produtos gráficos que requerem sofisticação.
Onde usar?
O papel vergê é indicado, primordialmente, para imprimir certificados, diplomas, convites, folhetos, cartões de visita e artesanato.
Papel Aspen
O papel aspen é o tipo de papel ideal para impressão de convites de luxo, além de ser o mais comum dos papéis metalizados. Liso e brilhante, com aspecto metalizado/perolado, pode ser encontrado em diversas cores, como o Majorca (creme), o Ibiza (rosa) e o Mar Del Plata (prateado). E aqui na Papel Avulso, além destes bem conhecidos no mercado gráfico, ainda contamos com outros metalizados especiais da mesma família Color Plus, como o Big Island (verde escuro), Marajó (azul marinho, o Maui (vermelho) e o Noronha (amarelo).
Uma característica interessante deste papel é que a superfície muda de cor de acordo com a luminosidade do ambiente. Portanto, dependendo do contexto, pode impactar positivamente seu cliente.
Onde usar?
A princípio, nos convites em geral, mas também em cartões de visitas e outros artigos de luxo.
O papel vegetal é fabricado com fibra de celulose pura, ou seja, sem adição de químicos. Este tipo de papel é muito usado para fazer desenhos, pois possui transparência parcial. Além disso, é excelente para acabamentos de convites.
Outro detalhe importante: a formação do papel é rígida, isso faz com que o papel vegetal possa ser dobrado sem que a fibra seja quebrada.
Onde usar?
Sobreposição de convites, artesanato, catálogos, bem como em outros impressos especiais.
O papel dapple é conhecido popularmente como papel casca de ovo – por conta de sua superfície porosa. Por ser um papel grosso, o dapple é bastante resistente. Os impressos feitos com este papel ganham aspecto requintado.
Você pode encontrar papéis dapple em diversas cores e estampas, e aqui na Papel Avulso você encontrará em branco e roxo. Assim, pode deixar a criatividade fluir à vontade!
Onde usar?
Convites, catálogos, folders, cartões de visitas, cartões de Natal, assim como em outros impressos especiais.
O papel reciclato é um papel de alta resistência, feito com restos de papel offset ou sulfite. O processo de reciclagem dá ao papel o tom marrom e a textura áspera.
Utilizar este papel pode transmitir valores ecológicos e sustentáveis. Por isso, é muito usado entre empresas que preservam valores ecologicamente corretos.
Porém, o custo é maior que o papel offset ou sulfite.
Onde usar?
Ideal para papéis timbrados, blocos de notas, hot stamping, miolos de agendas, cartões de visita e cartazes. No entanto, ele vem sendo utilizado em uma gama cada vez maior de trabalhos.
O papel supremo é muito resistente devido à alta gramatura, e sua textura é extremamente lisa. Entre as “opções comuns”, pode ser considerado o papel mais liso e resistente, portanto, indicado para impressões de alta qualidade e acabamento.
Curiosidade: o nome “supremo” é apenas comercial. Na verdade, esse papel se chama “cartão triplex”.
Onde usar?
Calendários, imãs, pastas, embalagens, cartões de visita, bem como em marcadores de página, encartes e convites.
Uma novidade no mercado de impressos, este papel é desenvolvido através da reciclagem do papel e de aparas não utilizadas pela indústria tradicional. É um papel ecológico, artesanal de excelente qualidade, que recebe semente de flores, hortaliças e temperos durante o processo de fabricação.
O papel semente pode ser impresso em policromia, em jato de tinta e responde bem a processos como serigráfica. Algumas gráficas tiveram bons resultados na impressão off-set. Na impressão a Laser, não é recomendado pois pode queimar as sementes.
Onde usar?
Este produto é ideal para ser associado a empresas que promovem eventos, ações promocionais, produtos ou serviços, e que se identifiquem com a construção de uma sociedade mais justa e consciente de suas responsabilidades sociais e ambientais. E mais… aqui na Papel Avulso, temos também o Papel Semente, de fabricação no Brasil, com um processo artesanal, usando de insumos 100% reciclados.
O papel couché é um tipo de papel especial, próprio para uso na indústria gráfica, não é compatível e consiste basicamente de um papel base (offset), que recebe uma camada de revestimento: carbonato de cálcio, caulim, látex e outros aditivos, com a finalidade de tornar a sua superfície muito lisa, uniforme. Consequentemente é o papel de melhor qualidade de impressão.
Onde usar?
É muito usado na impressão de folhetos, folders, revistas, cartazes, livros de arte e outros impressos que exijam boa reprodução de retículas e traços.
Quando o revestimento é aplicado em apenas um lado é chamado de Couché L1. Se o revestimento é aplicado em ambos os lados chama-se de Couché L2. O primeiro tipo é empregado em rótulos e embalagens, já o segundo é indicado para imprimir nos dois lados (livros, folhetos, etc…).
Fine art é uma técnica de impressão de obras de arte. Essa técnica exige uma série de requisitos muito complexos e precisos. Um desses requisitos é o papel.
Os papéis para fine art precisam ser extremamente resistentes ao tempo e suportar a melhor qualidade de impressão.
Alguns papéis fine art são:
- Photo Glossy (Brilho);
- Photo Matte (Fosco);
- Canvas (Hahnemuhle).
Cada categoria de papel é feita para enaltecer a imagem da obra original. E aqui na Papel Avulso contamos com diversos produtos de uma das marcas mais famosas de papéis fine art que são da Hahnemuhle, marca alemã de alta qualidade.
Os papéis Hahnemuhle são indicados para as mais variadas técnicas, disponíveis para artes com alta absorção ou absorção lenta, desta forma os pigmentos permanecem durante mais tempo na superfície do papel, preservando seu brilho natural. São papéis livres de ácido, resistentes à luz e ao envelhecimento.
Onde usar?
Quadros e obras de arte em geral, como aquarelas, desenhos e artes em nankin, pinturas à óleo e outros fins.
E você, qual papel prefere?
Deixe seu comentário nas nossas redes sociais: @papelavulso